Membro Honorário da Ordem de Mérito

A Ordem de Mérito é uma Ordem Honorífica Portuguesa que visa distinguir actos ou serviços meritórios que revelem desinteresse ou abnegação em favor da colectividade, no exercício de quaisquer funções, públicas ou privadas.

Esta ordem resulta da alteração, em 1976 da Ordem de Benemerência que foi fundada pelo Estado Português em 1927.

Com a reforma de 1976 após o golpe de estado do 25 de Abril de 1974, esta ordem honorífica voltou a ser novamente regulamentada, passando a ficar com âmbito mais alargado e passando os agraciados com esta última, a ser incluídos naquela com todos os direitos e obrigações.

Foi pois em 1987 a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Dafundo agraciada com esta distinção pelo então Presidente da República, Dr. Mário Soares.