Múseu Automóvel

Viaturas Centenárias

Magirus Deutz 1960

Marca - Magirus-Deutz Modelo - Saturn 145 A-K Ano de Fabrico - 1960 Matricula – JE-28-67
Combustível - Gasóleo Categoria - Pesado Ano de Ingresso – 1982 Designação – Auto Grua Nome – Hércules

Esta Viatura foi doada pela Força Aérea aos Bombeiros Voluntários do Dafundo, no ano de 1982. É de salientar o empenho nesta cedência do Sr. Major Severo Dias dos Santos, residente no Dafundo e que durante vários anos foi Presidente do Concelho Fiscal desta Associação. Ao chegar aos Bombeiros esta Viatura recebeu a designação de Auto Grua, e o nome de Hércules.

O Hércules teve ao longo dos anos um papel importante no resgate de sinistrados e veículos em diversos locais, mas de referenciar a Orla Marítima, linha férrea de Cascais e linha Férrea de Sintra. Foi também solicitado para o reboque de viaturas pesadas de diversos corpos de Bombeiros. Mas o tempo não perdoa e no ano de 2001 foi abatida ao serviço, correu o risco de ser destruída mas tal não aconteceu, acabando por ser reconstruída e colocada no local que merece, pelos serviços prestados neste Corpo de Bombeiros.