04 Maio 2019

Dia Internacional do Bombeiro

O Dia Internacional do Bombeiro observa-se anualmente 4 de Maio.
Esta data foi estabelecida em 1999, após uma intensa circulação de emails por todo mundo, gerada pela trágica morte de cinco bombeiros num incêndio devastador na Austrália.

Em diversos países da Europa e do mundo celebra-se o Dia Internacional do Bombeiro a 4 de Maio, por este ser o dia de São Floriano, o padroeiro dos bombeiros, que segundo reza a história, era um oficial romano que criou um grupo especializado de combate a incêndios.

É pois este o primeiro "Chefe" de bombeiros do qual se tem registo. Floriano foi depois condenado à morte por perseguição religiosa, em conjunto com 40 dos seus homens por afogamento, o que também pela "água" reforçou a ligação de reforço da imagem como o: padroeiro dos bombeiros.

Para nós são todos os dias, mas assinalemos!
Armando Cardoso Soares
Presidente
* FOTO: uma das nossas viaturas museu, em desfile na Avenida Marginal, o "NEPTUNE" - viatura internacional